
A SOS VOZ AMIGA é uma linha de apoio emocional que se disponibiliza a ajudar todos aqueles que se encontram em situações de sofrimento causadas pela solidão, ansiedade, depressão ou risco de suicídio.
Se precisa de:
-
Falar, em anonimato, com uma pessoa desconhecida;
-
Relatar situações de sofrimento pessoal, sem constrangimentos de ordem moral, sexual, religiosa ou política;
-
Conversar com alguém que se interesse pelos seus problemas e angústias.
Esta é uma linha de prevenção constituída por uma equipa especializada e sempre disponível para escutá-lo através do respeito e compreensão. Trata-se de um espaço orientado pelo compromisso e confidencialidade e onde irá encontrar vozes sensibilizadas para a partilha das suas dúvidas ou dificuldades.
HISTÓRIA
O percurso e história da linha SOS VOZ AMIGA inicia-se no dia 9 de outubro de 1978, fruto da vontade e persistência do Prof. Fragoso Mendes, médico- psiquiatra e um dos fundadores da Liga Portuguesa de Higiene Mental em 1955, atual Associação SOS Voz Amiga.
Esta foi a primeira linha telefónica de ajuda generalista em Portugal, 25 anos depois de um pastor protestante e psicoterapeuta, Chad Varah, ter impulsionado este modelo de apoio emocional, colocando o seu gabinete e telefone ao dispor de todas as pessoas em risco de suicídio, anunciando-o nos jornais. Registou-se uma evolução espantosa, existindo atualmente vários Telefones de Ajuda em todo mundo através do contributo de voluntários não profissionais e não remunerados.
Durante mais de 4 décadas de atividade ininterrupta do serviço, foram atendidas milhares de chamadas de todos os pontos do país. Ajudamos pessoas em aflição, numa situação aguda de sofrimento individual, familiar ou psicossocial, que peça ajuda e que se sinta sozinha, isolada, infeliz, assustada, triste, em choque ou com ideias de morrer.